Tudo se passou no reino da Helíria, há muitos anos. Leandro, rei da Helíria, teve um sonho muito estranho… Segundo ele, um «recado dos Deuses!». Estes querem que Leandro deixe de reinar.
O rei tem três filhas - Amarílis, Hortênsia e Violeta; na sequência do sonho, resolve entregar o reino à filha que demonstrar ter-lhe maior amor.
«Quero-vos como a comida quer ao sal», assim definiu a princesa Violeta o amor a seu pai. Leandro, não percebendo o significado das palavras da filha, acaba por tomar a pior das decisões... Vem, não muito mais tarde, a arrepender-se, percebendo que Violeta teria sido a única merecedora da sua generosidade.
Vítima do próprio orgulho e castigado com a cegueira, o rei expia as culpas, mergulhando na miséria, ainda que sempre acompanhado do seu fiel bobo.
Por fim, passados anos, reencontra Violeta, que lhe demonstra, com um banquete “especial”, o verdadeiro significado das palavras usadas no passado.
Uma bela história de tradição popular, com um enredo em muitos aspetos semelhante ao de Rei Lear, de Shakespeare. Uma história em que se fala de amor, de ingratidão, de sonhos, de remorsos, de longas viagens de aprendizagem, e de muito mais...
Duração: 85Min
Faixa Etária: M/6
Representações: Lisboa, Porto e Braga / Espetáculo também disponível para deslocações
De: Alice Vieira
Com: André Vacas, André Vazão, Elisabete Gradiz, Filipe Fonseca, Joana Ferreira, Miguel Ângelo Graça, Nelson Dias, Rafaela Velez
Luz/Som: Renato Charrua
Adereços/Cenografia: Bruno Cunha, Carlos Paiva
Figurinos: Bruno Cunha, Patrícia Roque
Mestra: Eduarda Mendes
Assistência de Encenação: Sónia Bugan
Produção Executiva: Bruno Cunha, Sónia Bugan
Encenação: Bruno Cunha
Escola Profissional Magestil: Fotografias pelos Alunos de Fotografia da Turma 2016/2017