Este drama histórico, que tem como base um drama amoroso, respeita todas as regras românticas, e há quem afirme ser uma tragédia romântica com componentes de drama romântico. Ao tentarmos classificar este texto, percebemos a sua complexidade, pois este poderá ser o único drama português com base num conflito amoroso e num facto histórico.
Existem tantas teorias e tão diversas interpretações acerca deste texto, que nos sentimos perante uma obra enigmática e imponente. Alguns estudos definem Telmo como alter ego de Almeida Garrett. Todos os conflitos morais desta personagem podem encontrar correspondência na biografia do autor. O «[— Romeiro, romeiro, quem és tu?] — Ninguém!» de D. João de Portugal corresponde exatamente à mesma resposta que Ulisses dá, dentro da gruta, a uma idêntica pergunta do ciclope Polifemo. O mito de D. Sebastião — tão português — aqui retratado encontra também uma espécie de réplica na figura de D. João de Portugal, que acaba mesmo por regressar. Estes e muitos outros elementos enigmáticos juntam-se nesta peça, criando uma espécie de Mona Lisa teatral. Uma obra dramática cheia de enigmas.
Assim, propusemo-nos reinterpretar esta obra, dando ênfase aos seus segredos, valorizando as citações de outras obras também, mas sobretudo preocupados em chegar ao nosso público, maioritariamente estudantil. Para tal, desenhámos uma cena mágica em que tanto os quadros parecem vivos como os medos imaginários podem aparecer e desaparecer como espetros shakespearianos.
Tentámos contrapor à densidade das emoções de caráter trágico das personagens um universo exterior fantástico, e visualmente atrativo, de forma que se mantenha o espetador atento e, esperamos, fascinado por encontrar um espaço físico onde a beleza do texto se faz ouvir.
Duração: 75Min
Faixa Etária: M/12
Representações: Lisboa, Porto e Braga / Espetáculo também disponível para deslocações
De: Almeida Garrett
Com: André Vacas, André Vazão, Elisabete Gradiz, Filipe Fonseca, Nelson Dias, Rafaela Velez
Luz/Som: Renato Charrua
Adereços/Cenografia: Bruno Cunha, Carlos Paiva
Figurinos: Bruno Cunha, Patrícia Roque
Mestra: Eduarda Mendes
Assistência de Encenação: Sónia Bugan
Produção: Bruno Cunha, Sónia Bugan
Encenação: Bruno Cunha
Escola Profissional Magestil: Fotografias pelos Alunos de Fotografia da Turma 2016/2017
Sonic State - Produções Musicais, Lda